PROJETO: dos livros literários infantis: (os três porquinhos e Pinóquio.
TITULO: Linguagem dos signos matemáticos na literatura infantil
O LIVRO DE PINÓQUIO |
JUSTIFICATIVA:
O projeto Linguagem dos signos matemáticos na literatura infantil trata-se de uma reflexão a prática pedagógica da professora Paula atender á dificuldades da turma. Tendo em vista com o intuito de despertar o interesse dos alunos pela matemática da construção de uma historia, fazendo uma interação entre linguagem escrita e a imagem na estruturação do texto.
Baseia-se no desenvolvimento da percepção matemática.
OBJETIVOS:
_Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo á sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação do desenvolvimento da capacidade para resolver problemas; perceber que os conceitos e procedimentos matemáticos são úteis para compreender o mundo e, compreendendo-o poder atuar melhor nele.
METODOLOGIA:
-Proporcionar aos alunos a oportunidade para interpretar e desenvolver, procurando propor interação com a matemática com o cotidiano de forma que o aluno não tenha de se limitar ao conhecimento formal das definições dos resultados e das técnicas permitindo que o conhecimento tenha sentido em questões que ele se propõe em resolver.
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
· Ouvir e ler historia (os três porquinhos ePinóquio).
· Produção de textos escritos, a partir da interpretação de gráficos, e tabelas construção de gráficos e tabelas com base em informação contida no texto. Propor situações problemas envolvendo os personagens;
· Encontrar objetos intrusos na cena.
· Montagem e desmontagem do texto numerando
· Circular e enumerar as palavras desconhecidas na historia
· Marcar no texto todas as vezes que aparece o nome dos personagens e preencher a tabela.
· Escrever as palavras desconhecidas (que foram circuladas no texto) em cartões e distribuir entre os alunos. Chamar os alunos que possuem os cartões um a um, para apontar a palavra no texto e dizer o seu significado (ver no dicionário).
· Formas geométricas.
· Pesquisar sobre o autor e reproduzir pequenos textos sobre á historia.
· Formar frases com o nome dos personagens.
COMPREENDE OS RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS NA EXECUÇÃO DO PROJETO.
-Professor e alunos
TRATA-SE DOS RECURSOS MATERIAIS ENVOLVIDOS NO PROJETO. Livros literários infantis, lápis, cadernos, folha de papel sulite ,
DIZ RESPEITO À CLIENTELA; A QUEM SE DESTINA O TRABALHO.
Alunos de 2º ano
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO:
Publico alvo = alunos do 2º ano
Duração = 10 dias
Horas = 2.h cada aula
Atividades
6/12/201------1º-----Ouvir e ler historias da literatura infantil (os três porquinhos) explorar o titulo, leitura oral pelo professor, troca de idéias sobre o texto.
Leitura e interpretação de dados apresentados de maneira organizada (por meio de listas, tabela diagramas e gráficos) e construção dessas representações.
7/12/2010 --------2º dia
Resolver situações problemas envolvendo os personagens:
Os porquinhos construíram três casinhas. O lobo derrubou duas casinhas quantas casinhas sobraram?
Resolução de desafios matemáticos:
Marcar no texto todas as vezes que aparece o nome dos personagens e completar a tabela:
Porquinhos | Dona porca | Lobo mau |
| | |
Mostrar com a matemática quantas vezes você marcou o nome dos personagens no texto_____________________________________
Frases matemáticas= CONTA:
8/12/2010-----3ºdia
Circular e enumerar as palavras desconhecidas na historia
Escrever as palavras desconhecidas (que foram circuladas no texto) em cartões e distribuir entre os alunos. Chamar os alunos que possuem os cartões um a um, para apontar a palavra no texto e dizer o seu significado (ver no dicionário)
9/12/2010----4ºdia
Escrever parágrafos em tiras de papel oficio, fora da ordem do texto. Pedir que os alunos recortem e montem o texto na seqüência correta.
10/12/2010-----5ºdia
Criação coletiva do texto estudado através de desenhos,
Atividades
13/12/201------1º-----Ouvir e ler historia da literatura infantil (do Pinóquio) explorar o titulo, leitura oral pelo professor, troca de idéias sobre o texto.
Produção de textos escritos, a partir da interpretação de gráficos, e tabelas construção de gráficos e tabelas com base em informação contida no texto
14/12/2010 -----2ºdia
Atividades:
1-Encontre cinco intrusos na cena e liste os nomes.
2-observe no texto e descubra duas estrelas iguais. E ligar os números na seqüência correta e descobrir o desenho.
15/12/2010-----3º----dia
Problemas:
1-Pinóquio tinha cinco moedas e ganhou três do seu pai com quantas moedas ele ficou?
2-Gepeto guardou cinco livros em uma caixa em que cabem nove livros. Quantos livros faltam para encher essa caixa?
3-Adivinhe números
a) 012345678910
Estou pensando em numero que representa a quantidade de narizes que eu tenho. -----------------------
b) È maior que 10 e vale menos que uma dúzia.--------------
c) Não é par e é maior que vinte ------------
16/13/2010
Atividades jogos dos sete erros
Em seguida registrarão em sala de aula o que descobriu sobre o autor e, reproduzirão pequenos textos sobre a história.
17/12/2010
· Conte as formas geométricas usadas para montar o boneco "Pinóquio".
- Registre o total de peças: _________
- Quantos...
a) triângulos? _____________________
b) círculos? _______________________
c) quadrados? ____________________
d) retângulos? ____________________
- Quantas peças usariam para montar o...
a) dobro de bonecos? ______________________
b) triplo de bonecos? _______________________
Certa vez um velho carpinteiro chamado Gepeto fez um boneco de madeira. Deu-lhe o nome de Pinóquio. De repente, boneco criou vida, Gepeto ficou muito feliz, pois agora tinha um filho. |
Sugestões de atividades do livro |
|
|
Encontre cinco intrusos na cena |
Gepeto quer fazer de Pinóquio um menino educado. Colocou-o na escola mais Pinóquio fugiu e foi diverte-seno teatro de bonecos. |
Qual é a parte que completa a moeda ? |
Com qual destes materiais não faz moeda de verdade. |
1-ouro 2 - cristal 3-prata 4-cobre -cristal |
O dono do teatro queria ficar com o Pinóquio, mas ele chorou tanto que o homem deu-lhe umas moedas e o deixou partir. |
Na volta para casa, Pinóquio encontrou dois ladrões. Apesar dos conselhos do grilo falante, seguiu com eles e foi roubado Pinóquio triste resolveu voltar para casa e obedecer ao Gepeto. |
O dono do teatro queria ficar com Pinóquio, mas ele chorou tanto que o homem deu-lhe umas moedas e o deixou partir. 1-ladrão de sapato furado ( ) 2-Ladrão de gravata verde ( ) 3- grilo falante ( )4- árvore ( )4- Chapéu azul ( ) 6-chapéu cor de laranja( )7- Folhagem( ) |
Agora responda: 1- Quem esta impedindo Pinóquio de ir com as crianças? 2-Quais dos objetos que estão em cima da carroça? R R= |
Um passarinho avisou Pinóquio que Gepeto tinha ido procurá-lo nono mar, mas, no caminho, ele encontrou umas crianças e resolveu ir com elas aos pais da alegria. |
Enquanto brincava, Pinóquio percebeu que estava se transformando em um burro! |
BOCA () ORELHA ( ) PATAS( ) BRAÇOS( ) PERNAS ( ) RABO ( ) |
Observe a bem a cena e marque com um x Quais partes do Pinóquio se parecem com esse animal? |
Antes de virar a pagina descubra duas estrelinhas iguais. |
Chorou arrependido, uma fada apareceu e desfez o encanto toda vez que mentir, seu nariz vai crescer. |
Pinóquio e o grilo falante foram ate o mar Procurar Gepeto mas apareceu uma baleia e engoliu os dois .ai viram que Gepeto também ,estava dentro dela.Quando a baleia abriu a boca novamente, todos aproveitaram e fugiram! |
Chegando em casa,a fada recompensou a coragem de Pinóquio ,transformando-o num menino de verdade .Pinóquio e Gepeto foram muito felizes |
Ligue os pontos de 1ª17 para completar cena.Depois troque os símbolos pelas letras e descubra que tipo de animal é a baleia . |
FIM |
FIM |
Chegando em casa,a fada recompensou a coragem de Pinóquio ,transformando-o num menino de verdade .Pinóquio e Gepeto foram muito felizes |
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todo o processo, através de questionamentos, produção individual e/ ou coletiva, oralidade, comprometimento e participação nas atividades propostas, será observado o aproveitamento de cada aluno respeitando sua individualidade, se o conteúdo transmitido contribuirá para assimilação de valores com referenciais de caráter e a prática de bons hábitos.
REFERENCIAS:
Muito BOM!
ResponderExcluir